SBRATE

Quero me associar
Esqueci minha senha

Casos Clínicos

13. Formação cística no joelho

Clique para ampliar

Paciente do sexo feminino, 35 anos, atleta profissional, velocista, dor na região posterior da coxa e joelho direito há 3 meses.


ID: Paciente do sexo feminino, 35 anos, atleta profissional, velocista, natural e procedente de São Paulo, brasileira.

QD: Dor na região posterior da coxa e joelho direito há 3 meses.

HPMA: Há 3 meses começou a apresentar sintomas dolorosos localizados na região posterior da coxa e joelho após a realização de corridas de velocidade.

Os sintomas passaram a limitar a flexibilidade e provocar uma sensação de “músculos tensos”, alem de dor irradiada para a perna. Passou a notar tambem um aumento de volume na região posterior da coxa distal.

AP: Lesão do músculo semitendinoso (2 episódios).

Figuras 1 e 2. Imagem de ressonância magnetica identificando volumosa formação cística, multilobulada e multiseptada, localizada na face póstero-medial do joelho.





exame de ultrassom doppler venoso e arterial do membro inferior direito normal.

Figuras 2 e 3. Arteriografia seletiva do membro inferior direito: arterias ilíacas pervias com calibres mantidos, arterias femorais pervias com calibres conservados, arteria poplítea pervia com calibre mantido, arterias tibiais e fibular pervias com calibres mantidos. Não se observam sinais de compressão na arteria poplítea mesmo com manobras de dorso flexão do pe.





Conduta: punção aspirativa guiada por ultrassom, com conteúdo líquido de aspecto sinovial + infiltração de corticosteroide.

Autor: Cristiano Frota de Souza Laurino



Comentários

14/06/2012 - Se recidivar - cirurgia - Carlos Geraldo Nunes Soares

28/05/2012 - Marcio, a paciente está treinando sem sintomas. - Cristiano Frota de Souza Laurino

13/04/2012 - Marcio, a paciente está correndo sem sintomas. Até o momento não houve recidiva. - Cristiano Frota de Souza Laurino

13/04/2012 - Caso bem estudado e documentado. Concordo com a conduta acredito que é necessario informar o paciente sobre recidiva. - José Geraldo de Medeiros

12/04/2012 - Tudo beleza? Como a pct está? - Márcio Passos Leandro