SBRATE

Quero me associar
Esqueci minha senha

Leses

A luxação traumática da patela

Luxação e um deslocamento súbito, parcial ou total de um ou mais ossos de uma articulação. A luxação traumática ocorre mediante a ação de uma força, que atua direta ou indiretamente numa articulação, deslocando o osso para uma posição anormal.

Grande parte de nossas articulações pode sofrer uma luxação, e quando ocorre, gera muita dor, incapacidade imediata e demonstra uma deformidade notável. A luxação e uma situação grave e deve ser tratada rapidamente por um medico especialista.

Acidentes podem gerar forças de grande intensidade em frações de segundo, que são capazes de gerar lesões das estruturas estabilizadoras dos ossos. As luxações traumáticas ocorrem mais frequentemente nos esportes de contato e nos acidentes dos esportes individuais.

Qualquer um de nós pode sofrer luxação de alguma articulação durante a vida e geralmente as luxações de causa traumática ocorrem em articulações previamente normais. As luxações traumáticas ocorrem geralmente após lesões esportivas, ocorrem na idade adulta, são unilaterais (envolvem apenas um joelho), acometem indivíduos com arquitetura da articulação entre a patela e o fêmur normal, com alinhamento do joelho normal, apresentam igual distribuição de ocorrência entre os sexos, e geralmente ocorrem somente uma vez.

Uma nova luxação da patela pode ocorrer em 17% nos próximos 2 a 5 anos, naqueles indivíduos que deslocaram a primeira vez. Caso haja uma segunda luxação, a probabilidade de ocorrer uma próxima vez e de 50% no mesmo período de tempo.

O tratamento de uma luxação traumática se baseia na redução da luxação, ou seja, retornar o osso a sua posição original. Tal manobra deve ser executada por um medico especialista, pois a tentativa de redução feita de forma inadequada pode agravar a lesão.

Baseado na revisão sistemática de 70 artigos da literatura, o tratamento não cirúrgico foi recomendado na abordagem dos casos de primeira luxação patelar de origem traumática após a redução ter sido realizada.

Algumas situações especiais podem conduzir ao tratamento cirúrgico na primeira luxação da patela: fraturas com fragmentos de cartilagem e osso (osteocondrais) livres dentro da articulação e lesão completa do retináculo medial (estabilizadores internos da patela) com ampla exposição do espaço articular com o espaço subcutâneo.

Luxações devem ser tratadas rapidamente por um especialista! Bons treinos!

Dr. Cristiano Frota de Souza Laurin
Mestre e especialista em Cirurgia do Joelho e Artroscopia pela UNIFeSP
Diretor Científico da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do esporte (SBRATE)
Diretor Medico da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT)
Ortopedista do Clube de Atletismo BM&F/BOVeSPA