SBRATE

Quero me associar
Esqueci minha senha

Notícias

Programa FIFA 11 pela Saúde

Um programa de educação em saúde para crianças alicerçadas no futebol

Responsável pelo Programa
O Programa FIFA 11 pela Saúde foi criado pelo F-MARC (Centro de Avaliações e Pesquisas Medicas FIFA), e um órgão de pesquisa independente criado em 1994 para pesquisar questões medicas relacionadas ao futebol e investiga novas maneiras de proteger a saúde dos jogadores.

Projeto no Brasil
Curitiba, no Brasil, será o projeto piloto, cujo coordenador será o Dr. edilson Thiele, (Membro da Comissão Medica da Seleção Brasileira), juntamente com o Prof.Diogo Netto (Supervisor Regional). Os treinos acontecerão nas 15escolas municipais conveniadas ao Programa Mais educação da Prefeitura Municipal de Curitiba, com 450 alunosentre 10 a 12 anos, com todo investimento dado pela FIFA.

Capacitação do professores
O curso de capacitação será ministrado por instrutores da FIFA do dia 5 a 9 de Agosto na PUC, parceira deste evento.

Como e o programa Durante o segundo semestre de 2013, nas aulas de educação Física, estes professores que realizaram a capacitação, farão o programa com as crianças. Mensalmente será enviada uma avaliação via questionário, pre determinado pela FIFA.

O programa consiste em 11 sessões de treinamento, onde cada uma e dividida em duas partes de 45min, como uma partida de futebol oficial.

A primeira parte chama-se Jogue Futebol, onde as crianças aprendem habilidades do futebol, como: passe, chute, drible, cabeceio, etc.

A segunda parte chama-se Jogue Limpo, cujo foco e o aprendizado de mensagens chave sobre a saúde, como: lavar as mãos, manter uma dieta equilibrada, evitar drogas, álcool e tabaco, etc. Cada mensagem de saúde tem a participação de um atleta de renomado. Por exemplo: O Messi jogador do Barcelona apadrinhou a mensagem Siga uma dieta balanceada, já o brasileiro Neymar Proteja-se contra o HIV e de DSTs.

Trinta professores ministrarão as sessões, que deverão ser rigidamente seguidas pelo Manual do Treinador, material este, cedido pela FIFA.

No próximo ano as 12 sedes da Copa do Mundo no Brasil receberão este programa. Ou seja, mais de 5 mil crianças serão beneficiadas. Posteriormente e ideia do Ministerio dos esportes que outros estados e cidades, poderão aderir ao projeto.

Clique aqui para acessar o site oficial da FIFA.

Dr edilson Thiele
Clinica do Joelho Curitiba
Mestre e Doutor em Cirurgia
especialista em Ortopedia e Traumatologia-SBOT
especialista em Medicina Desportiva pela UNIFeSP