SBRATE

Quero me associar
Esqueci minha senha

Notícias

Congresso de Ortopedia vai capacitar os generalistas para atender acidentados de motos

O aumento do número de acidentados em desastres com motocicleta e a necessidade dos ortopedistas dos Prontos Socorros de atenderem rápida e eficientemente essas vítimas são preocupações levadas em conta na preparação do 45 Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia. O evento, que ocorrerá em novembro, em Curitiba, reunirá mais de 4.000 especialistas do Brasil e tambem da Colômbia, país convidado.

A informação e do presidente da Comissão Científica, Cláudio Santili. ele explica que a gravidade dos acidentes faz com que muitas vezes a vítima venha a falecer durante o percurso, quando transportado não estabilizado mesmo em ambulância, devido à hemorragia ou a choque neurogênico.

"A decisão do presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia SBOT, Flávio Faloppa, e no sentido de que aumentemos a capacitação dos ortopedistas das pequenas cidades e dos centros mais distantes de atendimento especializado, para que o acidentado seja tratado o mais rapidamente possível e o mais próximo do local do desastre, ao inves de ser transportado para um hospital distante".

Santili lembra que não basta ter ortopedistas mais capacitados, e preciso que o governo melhore a infraestrutura, o que significa mais salas de cirurgia, maior disponibilidade de material, fixadores externos e internos, "mas como isso independe da SBOT, ela está fazendo sua parte, aumentando o treinamento e a capacitação dos especialistas".

O presidente do Congresso, Rogerio Fuchs, do Paraná, acrescenta que um dos pontos altos do encontro será o dia do superespecialista, pois a Ortopedia tem 12 especialidades, coluna, mão, joelho, entre outras. Nessas sessões específicas os superespecialistas farão exposições para o ortopedista generalista, falando, por exemplo, como atuar no caso de uma amputação traumática da mão, como abordar essa necessidade e que medidas adotar.

SeRVIçO:
45 Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia
Local: Teatro Positivo e expoUnimed Curitiba Centro de exposições
endereço: Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 Campo Comprido Curitiba PR
Datas: 14 a 16 de novembro de 2013
Informações: www.cbot2013.com.br/

Fonte: AMB