Porto Alegre sediará Simpósio Internacional de Artroscopia e Traumatologia do Esporte

Simpósio Internacional de Artroscopia e Traumatologia do Esporte acontece nos dias 28 e 29 de setembro no Sheraton Porto Alegre Hotel e é voltado para ortopedistas, médicos do esporte, fisioterapeutas, educadores físicos e residentes interessados por Traumatologia do Esporte e Artroscopia

Lesões esportivas e trabalhos de prevenção e recuperação física de atletas lesionados, técnicas cirúrgicas e artroscópicas em lesões articulares, biomecânica das lesões, tratamentos medicamentosos entre outros temas de relevância na Traumatologia do Esporte serão abordados por renomados especialistas como Rodrigo Lasmar, atual médico da Seleção Brasileira de Futebol, João Grangeiro, José Luiz Runco, Moisés Cohen, Fábio Krebs, entre outros profissionais durante o Simpósio Internacional de Artroscopia e Traumatologia do Esporte que acontecerá nos dias 28 e 29 de setembro na cidade de Porto Alegre, no Hotel Sheraton.

Programação diferenciada

Segundo Fábio Krebs – presidente da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte (SBRATE) e organizadora do evento, os participantes do evento (são esperados cerca de 400), terão contato com uma programação que abordará temas contemporâneos relacionados à prevenção, diagnóstico, tratamento, recuperação e retorno à prática esportiva de lesões ocorridas no esporte. “Também contaremos com a participação dos palestrantes Javier Yanguas Leyes, médico do Barcelona Futebol Clube (Espanha), e Vicente Carratala, de Valência, que trarão suas vivências com atletas europeus”, acrescenta.

Mas ele ressalta que os temas não são exclusivos apenas para o tratamento de atletas profissionais. “Muitos atletas amadores, aqueles que praticam esportes por prazer, no seu tempo livre, também podem sofrer dessas lesões, principalmente quando não têm acompanhamento médico profissional. Afinal, a prática incorreta da atividade física pode levar a dores, distensões musculares e outras lesões”, explica Fábio Krebs.

Entre os temas da programação (é possível conferir a programação completa no site: www.sisbrate.com.br) estão assuntos como Programa de prevenção de lesões da FIFA, Concussão Cerebral, calçado no esporte, fatores anatômicos que devem ser avaliados buscando a prevenção de lesões no esporte, exames médicos pré-participação no esporte, lesões por sobrecarga no esqueleto imaturo, viscossuplementos no tratamento da osteoartrite e lesões de tecidos moles, experiências de profissionais médicos gerenciando os Jogos Olímpicos RIO 2016 e a Copa do Mundo de Futebol Brasil 2014, entre outros.

Eventos simultâneos

Além do Simpósio Internacional de Artroscopia e Traumatologia do Esporte, serão realizados, simultaneamente, a Jornada de Fisioterapia Esportiva da SONAFE (Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva e da Atividade Física) e o VI Simpósio de Cirurgia da Mão. “Todos com temas relacionados à Traumatologia Esportiva, proporcionando aos participantes dois dias de uma completa atualização.”

Na programação da Jornada de Fisioterapia destaque para conceitos atuais sobre fáscia e liberação miofascial, reabilitação pós artroscopia do quadril, reabilitação nas lesões musculares, reabilitação nas lesões por sobrecarga em jovens atletas, pubalgia – tratamento conservador e pós-operatório.

Na programação do Simpósio de Cirurgia da Mão, discussão de casos clínicos, opções de tratamento de lesão ligamentar escafo-semilunar, síndrome do túnel do carpo, lesão de fibrocartilagem e instabilidade e fraturas do escafoide. A programação completa está disponível no site: www.sisbrate.com.br.