Simpósio SBRATE destacou-se por sua programação e inovações

Nos dias 28 e 29 de setembro, o Sheraton Porto Alegre Hotel, localizado na capital gaúcha do Rio Grande do Sul recebeu mais de 250 participantes ávidos por atualização em Artroscopia e Traumatologia do Esporte, Fisioterapia e Cirurgia da Mão. Foi realizado o Simpósio Internacional da SBRATE (Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte) junto com o VI Simpósio de Cirurgia da Mão e a Jornada de Fisioterapia Esportiva da Sonafe (Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva).

Segundo Fábio Krebs, presidente do evento, a programação cientifica contou com os mais qualificados profissionais que atuam na área do esporte. “Também precisamos destacar inovações importantes como o crachá personalizado contendo a programação científica, facilitando o acesso manual e preservando a natureza com menos papéis utilizados”, destaca ele.

Também foi iniciada uma nova forma de palestra: as aulas por videoconferência ao vivo proporcionaram a participação de importantes palestrantes no Simpósio. É preciso saber usar a tecnologia a nosso favor! A distância, o doutor Javier Yanguas Leyes, médico do Futebol Club Barcelona teve várias entradas na programação com temas importantes relacionados à medicina do futebol.

Um outro destaque que emocionou a todos foi a participação da Banda Seven Notes, composta por músicos na faixa etária de 10 a 13 anos de idade na abertura do evento. Os alunos da Escola de Música Guitarríssima encantaram e agitaram a plateia presente.

Ainda sobre a programação, Fábio destaca a presença de especialistas nas áreas de Artroscopia, Traumatologia do Esporte, Cirurgia da Mão e Fisioterapia. “O convidado internacional Vicente Carratalá foi um destaque a parte. Ele nos brindou com temas de extrema importância para ortopedistas e fisioterapeutas que atuam em atividades ligadas ao esporte. Estiveram presentes representantes médicos que atuam em instituições do futebol como o Dr. Osvaldo Pangrazio, diretor médico da Conmebol, Dr. Jorge Pagura, presidente da Comissão Médica e de Controle de Dopagem da CBF”, ressaltou o presidente do Simpósio.

Ele finaliza dizendo estar extremamente satisfeito com o resultado do Simpósio, principalmente pela qualidade científica alcançada. “Tenho que agradecer a participação dos inúmeros renomados ortopedistas nacionais que qualificaram ainda mais as nossas atividades. Participei do evento palestrando sobre a minha experiência gerenciando os Serviços Médicos na FIFA World Cup Brasil 2014 em Porto Alegre; e com aulas sobre viscossuplemento de alto e baixo peso molecular no Tratamento da Osteoartrite, Tendinopatia Patelar e Ruptura de Ligamento Cruzado Anterior como eu faço: Tendões Flexores. Com certeza o simpósio ficará para história da SBRATE e espero que muito outros sejam realizados”.