Amigos, com muita alegria que participo deste ciclo de publicações que a diretoria vem organizando.
Agradeço o convite e, conversando com o Presidente, achei interessante contar um pouco da História da SBRATE. Uma das grandes motivações para isto foi o nosso Congresso que acontecerá em Brasília em 2021, mesma cidade que sediou em 2005 o Congresso do Comitê de Traumatologia Desportiva da SBOT (ABTD). À época o Comitê era presidido por mim e, na minha avaliação, foi a partir deste evento que se solidificou a ideia de unir o Comitê de Traumatologia Desportiva à Sociedade Brasileira de Artroscopia (SBA) para, finalmente, nascer a SBRATE.
Com a criação do Comitê de Traumatologia Desportiva – que passou a existir juridicamente em 2003, mas que já existia como comissão e comitê da SBOT – criamos também um grupo muito unido e trabalhamos muito desde a posse do Dr. João Mauricio Barreto como presidente. Antes de sua criação formal, o Comitê de Traumatologia Desportiva esteve sob coordenação dos saudosos colegas Dr. Arnaldo Santhiago e Prof. João Gilberto Carazzato, que alternavam a presidência do Comitê de Traumatologia Desportiva.
Neste momento começamos a criar algumas características no comitê, com uma linha sucessória semelhante à da SBOT, em que o vice-presidente iria ser o próximo presidente. Dessa maneira o Dr. Moisés Cohen assume a presidência da ABTD (gestão 2003-2004) e eu passo a ser vice-presidente. Quando assumi, para que não acontecesse o congresso do Comitê de Traumatologia Desportiva junto com os congressos da Sociedade de Joelho (SBCJ) e de Ombro (SBCOC), transferimos o nosso para os anos ímpares e foi neste período, em 2 anos sequenciais 2004 e 2005, que ocorreu o congresso da ABTD em Brasília.
Neste momento, com o apoio de grandes profissionais e verdadeiros amigos, com o suporte de todas as lideranças e em especial do Dr. Moisés, conseguimos formar um grupo unido que fez o Comitê crescer, com participações importantes em eventos de educação continuada e também nos congressos da SBOT.
Em 2007 assume a presidência do Comitê o Dr. Edilson Thiele – grande amigo! – e conseguimos criar um evento da ABTD no Congresso do PanAmericano com a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, evento que aconteceu no Rio de Janeiro em 2007.
Com a força do grupo, após os eventos de 2005 em Brasília e 2007 no Rio de Janeiro, sentimos que poderíamos unir este grupo de médicos com conceitos e ética à Sociedade Brasileira de Artroscopia, que na época fazia seus Congressos junto com a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (SBCJ).
Durante a gestão 2009-2010, com o trabalho do presidente do Comitê de Traumatologia Desportiva Dr. Rogério Teixeira e do então presidente da Sociedade Brasileira de Artroscopia Dr. Sergio Checchia, de todos os membros da ABTD e da SBA (e não poderia deixar de mencionar o grande amigo e parceiro nesta caminhada Dr. Edgard Santos), foi idealizado um congresso conjunto que aconteceu em Belo Horizonte em 2009. A partir desta data surge a Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte (SBRATE) e em 2011 realiza-se o primeiro congresso da SBRATE na cidade de Gramado.
Para que todos os colegas que trabalharam duramente durante todos esses anos pudessem usufruir desta nova sociedade, decidimos reduzir estatutariamente o tempo de gestão de 2 anos para 1 ano. Assim, os membros da ABTD e da SBA poderiam presidir e dar sequência aos trabalhos da SBRATE que, sem dúvida nenhuma, tem tido um crescimento muito grande e é muito bem representada por todos os colegas que presidem e montam a sua diretoria.
Procurei em algumas palavras contar esta história e peço desculpa por não ter mencionado o nome de todos, mas tenham certeza que TODOS fazem parte desta história.
Encerrando, vamos torcer para termos um encontro em Brasília no próximo mês de agosto para discutirmos, aprendermos mais e usufruirmos deste grupo maravilhoso de profissionais e amigos que criamos. E não esqueçamos de todos que já nos deixaram, que o Espírito Deles esteja em todos os nossos encontros.
José Luiz Runco