Aproximação com o associado SBRATE através de novos projetos é meta para 2021

Carlos Vicente Andreoli acaba de assumir a presidência da SBRATE em 2021. Em entrevista, ele conta quais são os projetos e expectativas para o novo ano que se inicia. Confira!

1) Quais são as suas expectativas em relação a SBRATE para 2021?

2021 será um ano de retorno das atividades presenciais com a esperança da chegada da vacina. No primeiro semestre continuaremos com os eventos de ensino à distância e o grande desafio será no segundo semestre com a realização do Congresso da SBRATE, de 19 a 21 de agosto de forma presencial, em Brasília.

2) Quais são os projetos para o ano de 2021? Pode descrever um pouco de cada?

O programa de educação continuada (PEC) da SBRATE é um conjunto de eventos científicos, para os associados e público leigo, que alimentará o site e as redes sociais, por meio de artigos científicos, Webinares, vídeos de técnicas cirúrgicas (E-SBRATE) e Podcasts. Quanto aos artigos científicos, serão publicados dois semanais, envolvendo temas ligados aos esportes e às lesões. Iniciaremos os Webinares em fevereiro (serão gravados dois por mês) sempre com a presença de um ex-presidente e outras sociedades médicas. O E-SBRATE, será mensal, sendo 12 episódios com vídeos de técnicas cirúrgicas. Para o Podcast, estamos programando um bate-papo entre médico e atleta, onde serão abordadas as lesões ocorridas. Serão gravados dois programas mensais. O programa de responsabilidade social da SBRATE será capitaneado pelos delegados regionais por meio de eventos locais e cirurgias, em conjunto com médicos locais e representantes da SBRATE.

3) Em 2021 será realizado o congresso em Brasília. Como estão os preparativos para o evento? O que podemos destacar?

A comissão organizadora comanda por Paulo Lobo Jr. e toda nossa diretoria 2021 está a todo vapor. Visitei o Centro de Convenções – CICB, no dia 04 de dezembro e realizamos uma reunião com a A&C eventos, com a comissão local e a agência de viagens, Lunestour. Avaliamos e ajustamos o espaço e finalizamos o book comercial. Esperamos receber de 700 a 900 congressistas, aproximadamente. O CICB é um espaço muito moderno e aconchegante para o nosso evento.

Estão confirmados quatro profissionais de centros médicos da FIFA e no primeiro dia, 19 de agosto, haverá um simpósio sobre Medicina do Futebol em conjunto com a CBF. Durante os dois dias e meio de evento, contaremos com mais oito convidados internacionais da ISAKOS e SLARD. Os temas livres e posters terão espaço receberão destaque! Serão selecionados 36 temas livres e 48 posters.

4) Ainda vivemos a pandemia da COVID-19. Como está sendo organizar as atividades perante esta realidade?

Esperamos a chegada da vacina para o primeiro semestre, por isso focaremos em eventos EAD e matérias científicas no site e redes sociais. No segundo semestre, teremos o Congresso da SBRATE em Brasília, de 19 a 21 de agosto e o congresso anual da SBOT em São Paulo, em novembro. Em 2021 definimos cinco Delegados Regionais, que serão responsáveis em organizar eventos locais e promover cirurgias envolvendo associados da SBRATE.

5) Quais são os principais objetivos da Diretoria 2021?

O principal objetivo é aproximar cada vez mais a diretoria da SBRATE com o associado. Queremos “nacionalizar” a SBRATE de maneira inclusiva, buscando novos associados, de acordo com nosso estatuto. Vamos aproximar a SBRATE de outras sociedades como a SLARD, ISAKOS, COB, SBMEE, SBCJ, ABTPÉ. Por último, vamos manter as atividades científica ligadas aos atletas amadores e de alto rendimento, promovendo saúde.

6) Deixe uma mensagem para todos os associados da SBRATE.

Um gesto, um esporte, uma lesão é lema antigo da nossa sociedade, mas que reflete o diferencial no atendimento e conduta frente ao atleta, respeitando a especificidade de cada esporte. A SBRATE, em 2021, vai buscar entender aliar a ciência à prática esportiva. Contamos com a participação do associado nas nossas atividades com discussão e troca de experiências.

Carlos Vicente Andreoli
Presidente da SBRATE 2021
Diretor Médico da CBB
Professor Adjunto do Departamento de Ortopedia da UNIFESP

Conheça aqui a relação completa da Diretoria SBRATE em 2021.