Gestão 2020: educação médica continuada em destaque

Cristiano Laurino, presidente eleito da SBRATE para 2020, destaca o caráter multidisciplinar da Artroscopia e Traumatologia do Esporte e fala sobre sua trajetória profissional

O esporte sempre acompanhou a trajetória pessoal e profissional de Cristiano Frota de Souza Laurino. Como atleta, aos 7 anos de idade conheceu o atletismo e nele permaneceu até os 32, tendo participado inclusive de dois campeonatos mundiais universitários competindo, principalmente, no salto em distância. Já na Medicina, manteve uma ligação fortíssima com o atletismo e os esportes olímpicos em geral.

Cristiano Laurino acaba de assumir a presidência da SBRATE e em entrevista, fala sobre a sua trajetória, seu envolvimento com o esporte e os planos para a SBRATE em 2020.

No último congresso da SBRATE, realizado em agosto de 2019, vocês trouxeram a questão da multidisciplinaridade. Isso já é muito presente na rotina da especialidade?

Nós sempre tivemos esse aspecto com um diferencial por estarmos diretamente ligados a clubes e seleções de diversos esportes, fazendo parte da integração de delegações. Isso é uma situação que vai além dos “muros” dos nossos consultórios e dos nossos centros cirúrgicos.

A multidisciplinaridade nos faz ter uma visão também da atuação no campo, do retorno do atleta e das aplicações que não envolvem apenas as questões ortopédicas em si, mas todo um contexto do atleta relacionado à performance.

E é o que enriquece as discussões do congresso. Uma pessoa que vem a um evento como o nosso não quer apenas ver o aspecto técnico de determinado procedimento ou tratamento, ela quer entender o contexto daquela técnica no atleta, em diferentes esportes, nas diferentes fases do ano e quais são as implicações disso.

Você acabe de assumir a presidência da SBRATE. O que representa esse posto?

Primeiramente é uma grande honra, uma satisfação enorme. Já são anos atuando diretamente com a SBRATE, pelo menos desde 2002. Trabalhei com várias diretorias e, inclusive, na formação da própria SBRATE. Não deixa de ser um reconhecimento por todo um trabalho feito ao longo desses anos. Por outro lado, vejo também como uma grande oportunidade de contribuir com materiais didáticos, com conhecimento e com a minha vivência na área.

Como avalia o cenário atual da Sociedade e os preparativos para a sua gestão?

A SBRATE tem um papel importante na oferta de educação continuada aos profissionais da área. Para a atualização do especialista, procuraremos ofertar ações que ampliem a visão a respeito da atuação de um ortopedista, muito além do consultório e do centro cirúrgico. Com isso, nós visamos atrair novos associados e abrir cada vez mais a discussão sobre os temas da nossa área. Apesar de não termos congresso em 2020, a programação científica para o evento em 2021, que acontecerá em Brasília, já começou a ser trabalhada.

A ideia para 2020 é fazermos mais simpósios ou cursos de pequeno porte e, diante do cenário que vivemos em relação à dificuldade de patrocínio e fomento de eventos, vamos nos aproximar de parceiros e patrocinadores que nos ajudem a organizar esses eventos. Em outra linha de atuação, manteremos e aumentaremos uma proximidade com outras áreas de atuação que compartilham dos mesmos interesses da SBRATE.

 


Sobre Cristiano Laurino:

  • Formação: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  • Especialização em Cirurgia do Joelho e Artroscopia na UNIFESP
  • Especialização em Medicina do Esporte na UNIFESP
  • Especialização em Medicina Chinesa e Acupuntura, no Instituto AO – UNIFESP
  • Mestrado em Ciências pela UNIFESP