Planejamento estratégico e Educação continuada

Presidente eleito da SBRATE (biênio 2019-2020) Dr. Rodrigo Lasmar faz planos para fortalecer a Sociedade a partir de projetos de educação continuada duradouros

Como todo bom atacante, há anos que o presidente eleito da SBRATE, Dr. Rodrigo Lasmar vem marcando presença na área – e gols – em prol do fortalecimento da artroscopia e traumatologia do esporte. Agora, como presidente da Sociedade, o ortopedista da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Clube Atlético Mineiro tem a missão de colocar a braçadeira de capitão. Objetivo do time, melhor dizendo, da SBRATE é organizar e colocar em prática a ideia de um planejamento estratégico para a Sociedade. Confira a seguir a entrevista:

O que significa assumir a presidência da SBRATE e quais os principais planos para o próximo biênio?

A expectativa em assumir a gestão é muito grande. Sinto grande orgulho e satisfação em estar a frente de um trabalho e de uma entidade tão significativa. Atuo, assim como toda a diretoria que assume em 2019, há bastante tempo na Sociedade e me sinto parte dessa clara evolução obtida ao longo dos anos. Portanto fico muito satisfeito em poder contribuir para a Artroscopia e Traumatologia do Esporte.

Antes de tudo, nosso objetivo é tornar a Sociedade cada vez mais forte e representativa. Que seja uma Sociedade a altura dos profissionais que atuam nessa área e que possamos continuar oferecendo uma educação continuada de qualidade para os nossos associados.

E quais devem ser as primeiras ações previstas?

Agora em janeiro nós devemos nos reunir pela primeira vez para discutir os assuntos do V Congresso da SBRATE, que acontece no fim de 2019 no Rio de Janeiro e, principalmente, levar adiante a ideia de a SBRATE fazer um planejamento estratégico de média a longo prazo.

Antes de seguir com o restante das ações, qual é o objetivo com o desenvolvimento de um planejamento estratégico para a SBRATE?

Não podemos mais nos dar ao luxo de iniciar projetos e vê-los sem continuidade após 2, 3 anos. Esse fortalecimento que tanto estamos falando passa justamente pela questão da continuidade, de um trabalho que dê resultados e traga credibilidade para a Sociedade e estimule a participação dos seus associados.

Além disso, o que se pode falar dos planos para a SBRATE?

Queremos justamente dar continuidade a iniciativa das Jornadas Regionais que aconteceram no último biênio. O plano é manter e até ampliá-las para cidades e regiões que não tenham recebido eventos nos últimos anos. Outra iniciativa importante é otimizar as ferramentas de educação continuada que já existem em nosso site para que o associado quite com a Sociedade possa ter acesso a publicações internacionais, casos clínicos e aulas dos principais congressos da especialidade. Sem dúvida isso agrada os associados ao mesmo tempo em que reaproxima aqueles que de alguma maneira ficaram mais distantes da Sociedade.

Além disso, a partir de 2019 nós devemos ter uma nova formatação para os assuntos da Artroscopia e Traumatologia do Esporte dentro do Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia (CBOT). Já estamos trabalhando com a SBOT para que todas as subespecialidades tenham uma parte da programação em todos os dias do congresso, não apenas concentrada em um dia como é atualmente. Isso nos dará uma oportunidade muito maior de apresentar os temas da nossa área e valorizar o bom trabalho que é feito pelo País.

Por falar em SBOT, queremos tomar o exemplo da Ortopedia para a nossa eleição. Iremos sugerir uma mudança em nosso estatuto para que possamos eleger o presidente atual e, também, a diretoria seguinte. O objetivo é proporcionar um tempo maior para uma transição organizada e que leve em consideração a nossa ideia de um plano estratégico.

Particularmente, 2019 será ano de competição importante com a Seleção Brasileira (Copa América). Como vai ser conciliar a rotina profissional com a de presidente da SBRATE?

Sem dúvida que 2019 será um ano importante. A Copa América acontece no Brasil e teremos um duro trabalho pela frente. A própria competição pode ser uma oportunidade para divulgar o trabalho que estamos fazendo na nossa especialidade no Brasil. Além de médico da Seleção Brasileira, estarei no evento também como presidente da SBRATE e poderemos aproveitar essa exposição em prol da especialidade. Toda a diretoria irá trabalhar muito para fortalecer a SBRATE independentemente de nossas atividades profissionais. Que venha 2019!