SBRATE

Quero me associar
Esqueci minha senha

Preveno e Tratamento

exames medicos anuais

Os exames medicos antes da prática de exercícios físicos regulares são importantes na detecção de doenças ou problemas capazes de limitar ou ate mesmo contraindicar a prática de determinados esforços físicos.

O exame medico tambem tem como objetivo conhecer melhor o indivíduo, avaliando sua história clínica, seus antecedentes pessoais e familiares, alem de um exame clínico completo.

O estado de saúde pessoal somente pode ser determinado mediante a realização de exames complementares, laboratoriais e alguns testes funcionais (eletrocardiograma de repouso e esforço).

Atletas profissionais, independentemente da idade, são submetidos desde cedo a avaliações clínicas pre-temporada e são seguidos durante o ano mediante alguns exames complementares, com objetivos de avaliar os efeitos do treinamento sobre sua saúde e tambem a manutenção do rendimento.

exames previos a realização de exercícios físicos regulares são obrigatórios a todos os indivíduos com idade superior a 35 anos, embora os indivíduos sedentários ou com antecedentes pessoais ou familiares de risco cardiovascular (doença coronária, hipertensão arterial, obesidade, taxas de colesterol elevado, asma e enfisema), dentre outras, devam ser avaliados precocemente.

As crianças, adolescentes e os adultos jovens com idade inferior a 35 anos e saudáveis, tambem são recomendados a uma avaliação medica, embora se discuta quais os exames complementares devam ser realizados e com que frequência.

A sensação de estar bem e saudável nem sempre reflete a verdadeira realidade do nosso organismo. Hoje, com tantos recursos tecnológicos nas áreas de diagnóstico e tratamento, devemos utilizá-los a nosso favor com o intuito de conhecermos melhor nossa história de saúde, nossos limites e poder acompanhá-la regularmente.

O exame medico completo deve ser feito em centro especializado e com profissionais capacitados. A prevenção e sempre melhor do que qualquer tratamento. Previna-se e bons treinos!

Dr. Cristiano Frota de Souza Laurino
Mestre e especialista em Cirurgia do Joelho e Artroscopia pela UNIFeSP
Diretor Científico da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do esporte (SBRATE)
Ortopedista do Clube de Atletismo BM&F/BOVeSPA
Diretor Medico da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT)